Fé, Uma Condição De Vida!

Fé, Uma Condição De Vida!

FÉ, UMA CONDIÇÃO DE VIDA!

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11:1

O fator essencial de nossa existência é essa confiança em Deus, essa fé que é o alicerce sólido e inabalável que sustenta qualquer coisa que faça a vida digna de ser vivida.

É pela fé que lidamos com o que não podemos ver. Foi um ato de fé que distinguiu nossos antepassados, elevando-os acima da multidão. Pela fé vemos o mundo trazido à existência pela palavra de Deus, o que foi criado e que podemos ver por meio do que não vemos.

Por um ato de fé, Abel apresentou a Deus um sacrifício melhor que o de Caim, pois foi aquilo em que ele acreditava, não o que ele trouxe, que fez diferença.

Pelo que Deus observou, pôde aprová-lo e considerá-lo justo. Após todos esses séculos, aquela fé continua a chamar nossa atenção.

Por um ato de fé, Enoque escapou da morte. “Eles o procuraram e não o encontraram, pois Deus o tinha tomado”. Sabemos, com base nessa passagem, que antes de ser tomado, “ele agradou a Deus”. É impossível agradar a Deus senão pela fé, pois qualquer um que deseja se aproximar de Deus e ter um relacionamento com Ele, deve crer que Ele o ama e se preocupa o bastante para guardar e atender às necessidades daqueles que o buscam de coração e em verdade.

Pela fé, Noé construiu um barco na terra seca. Ele havia sido avisado de algo que não podia ver, e agiu tão somente baseado no que foi dito à ele. O resultado dessa certeza que Deus está no controle de todas as coisas foi esse: sua família foi salva. Seu ato de fé estabeleceu uma linha divisória entre a maldade do mundo descrente e a justiça do mundo que cria. Como consequência, Noé tornou-se íntimo de Deus.

Por um ato de fé, Abraão disse “sim” ao chamado de Deus e partiu para um lugar desconhecido, que se tornaria seu lar. Quando ele saiu, não tinha ideia de para onde estava indo. Por um ato de fé, foi residir no país que, de acordo com a promessa, seria dele. Viveu ali como estrangeiro e morava em tendas. Isaque e Jacó fizeram o mesmo, vivendo pela mesma promessa. Abraão agiu assim, mantendo os olhos fitos numa cidade invisível que tem fundamentos reais e eternos- a Cidade planejada e construída por Deus.  

Abel, Enoque, Noé e Abraão: homens que viveram em épocas diferentes e tinham vidas diferentes, mas tiveram algo em comum: nada se relacionava com seu projeto de vida particular. Tudo se relacionava ao Reino de Deus e Sua Glória! Foram homens ajoelhados em fé, rendidos a Deus.

ABEL: ofereceu um sacrifício aceitável a Deus – Dedicou-se a ENTREGAR sua vida a Deus.

ENOQUE: andou com Deus – Dedicou-se a CONHECER a Deus.

NOÉ e ABRAÃO: serviram a Deus – Dedicaram-se em CONFIAR e CRER Nele.

Então, voltamos à pergunta: Qual a sua visão de FÉ? Pela palavra, entendemos que fé é entregar toda a nossa vida como sacrifício agradável a Deus (Romanos 12:1), se dedicar em conhecê-lo (Oséias 6:3), crescendo na Sua graça e no Seu conhecimento (2Pedro 3-18) , e se levantar para servir aos propósitos de Deus sabendo que o seu trabalho não é vão no Senhor (1Corintos 15:58).

Fé é atitude, é decisão! Devemos agir como Abel, e ofertar a nossa vida a Deus; como Enoque, e andar com Ele e servi-Lo; como Noé e Abraão, confiando Nele, a todo e qualquer momento.

Mesmo quando os tempos estiverem difíceis e atribulados. Mesmo quando as circunstâncias (lembre-se, elas são momentâneas!) forem totalmente adversas. Mesmo quando pessoas te mostrarem ou falarem o contrário. Tenha fé. Viva e siga em frente, com a certeza de que o Deus que tudo pode está ao nosso lado, nos ama e nos quer bem.

O meu desejo é que possamos viver nossa vida segundo a vontade de Deus, com coragem e fé para continuarmos a caminhada e desfrutarmos de tudo aquilo que Ele tem reservado para nós! Confie, Tenha Fé!!!

Larissa Motta – Advogada – Membro da PIBPC
foto_larissa
 

Share