Os Nomes de Deus e Seus Significados, No Velho Testamento

Os Nomes de Deus e Seus Significados, No Velho Testamento

O TETRAGRAMA SAGRADO – “YHVH ou YHWH”, refere-se ao nome do DEUS DE ISRAEL em forma escrita e já transliterada ou latinizada. No Aramaico e Hebraico era escrito e lido horizontalizado da direita para a esquerda, formado por 4 consoantes hebraicas: “Y” – (Yodh) / “H” –  (Hêi) / “V” ou “W” – (VAV) / “H” – (Hêi).

Os nomes YaHVeH, vertido para o português em JAVÉ ou YaHoVaH, vertido para o português em JEOVÁ, são transliterações para a língua portuguesa e espanhola.

Outros nomes de Deus no Velho Testamento e os seus significados, são:

“EL” – É designado no sentido de ser primeiro, ser senhor, indicando de forma mais específica a plenitude de poder. O fato de “EL” ser um nome genérico, tendo sido atribuído também a falsos deuses, não representando o poder ilimitado do Senhor dos Senhores, fez com que aparecesse na Bíblia combinado com outros nomes para separar o Deus dos Deuses, verdadeiro e vivo, dos falsos e mortos deuses das religiões pagãs, como segue:

“ELOAH” – “PODEROSO, FORTE” – (Gênesis 7:1 e Isaías 9:6)

“ELOHIM” – “DEUS CRIADOR, PODEROSO” O primeiro nome pelo qual Deus é apresentado na Bíblia é “Elohim”, que quer dizer “O Deus Poderoso e Criador”. É o plural de “Eloah”. O fato de estar no plural confirma a doutrina da Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, com a mesma essência e natureza poderosa. Na principio da Bíblia, a natureza superlativa do poder maravilhoso de Deus fica evidente quando “Elohim” ( A Trindade), determina a criação do mundo e, logo em seguida, a criação do homem.

 “EL-SHADDAI” – “DEUS TODO PODEROSO” – Este foi o nome que Deus usou para se revelar a Abraão, ao firmar o pacto da Aliança. “Shaddai” significa Deus Todo Poderoso que tem poder sobre o céu e a terra, sendo Senhor e Soberano sobre tudo e todos. Foi com este mesmo nome que o Senhor Deus também se revelou a Moisés.

“EL- ELYON” – “DEUS ALTÍSSIMO” – Este nome significa poder e majestade de Deus. Aquele que está acima de toda a criação, o Altíssimo. É o mais elevado e exaltado. Aparece em Gênesis 14: 18-24, quando Abraão resgata Ló e recupera os bens tomados pelo inimigo.

“EL- ROI” – “DEUS QUE VÊ” -  Nome atribuído a Deus por Agar quando no deserto depois de ter sido expulsa por Sara. (Gênesis 16:1-14) Ela percebeu que Deus a viu na sua angustia e testemunhou ser um Deus que vive e tudo vê.

“EL-OLAM” – “DEUS ETERNO” – Deus não tem principio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”. (Salmo 90:2)

“EL-GIBOR” – “DEUS FORTE E PODEROSO” – Este o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, na profecia de Isaias. ( Isaias 9:6). Como um guerreiro forte e poderoso. ( Apocalipse 19:15)

“YHWH/YAHWEH/JEOVÁ” – “SENHOR REDENTOR” / “O GRANDE DEUS” – A rigor, o único nome próprio para Deus. (Deuteronômio 6:4 e Daniel 9:14). Gradativamente os demais nomes foram sendo menos citados pelo povo Hebreu e substituído por YAHWEH. O Deus Poderoso que libertou o povo de Israel do cativeiro do Egito. Traduzido nas Bíblias em português como “SENHOR”, em letras maiúsculas, para distingui-lo dE ADONAI, traduzido como “Senhor”. Deus se revelou a Moisés desta forma. “Eu sou”. (Êxodo 3:14). 

Outros nomes derivados:

“JEOVÁ-JIRÉ” – “O SENHOR PROVERÁ” Nome usado por Abraão quando Deus proveu o cordeiro para o sacrifício no lugar de seu filho Isaque, apontando para o sacrifício de Jesus em nosso lugar.

“JEOVÁ-RAFA” – “O SENHOR QUE SARA” – Eu sou o Senhor que te sara. ( Êxodo 15:26)

“JEOVÁ-NISSI” – “O SENHOR É MINHA BANDEIRA” Aquele que vai à frente numa batalha. (Êxodo 17:15)

“JEOVÁ-MAKADESH” – “O SENHOR QUE SANTIFICA” – Ele é o único que pode nos santificar. (Levitico 20:8)

“JEOVÁ-SHALOM” – “O SENHOR NOSSA PAZ” – Nome dado por Gideão. (Juízes 6:24)

“JEOVÁ-ELOIM” – “SENHOR DEUS” – Uma união do nome YHWH e o nome genérico “Senhor”, simbolizando que Ele é o Senhor dos Senhores. (Salmo 59:5)

“JEOVÁ-TSIDIKENU” – “O SENHOR NOSSA JUSTIÇA” –  Só Deus proporciona a justiça para o homem, através do Seu Filho Jesus. ( 2 Coríntios 5:21)

“JEOVÁ-ROHI” – “O SENHOR NOSSO PASTOR” – Nome dado pelo Rei Davi, “Yahweh-Rohi é o meu Pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1)

“JEOVÁ-SHAMMAH” – “O SENHOR ESTÁ ALI” – Reafirmando a presença do Senhor no Templo, quando da volta do cativeiro babilônico. (Ezequiel 8:11 e 44:1-4)

“JEOVÁ-SABAOTH” – “O SENHOR DOS EXÉRCITOS” -  Exército significa ajuntamento de guerreiros, valentes, tanto dos anjos como dos homens. Ele é Senhor dos Exércitos dos Anjos no céu, como dos homens na terra. Judeus e gentios, ricos e pobres, mestres e escravos. Ele tem poder para realizar todas suas promessas. (Isaías 1:24)

Dr. Pedro Motta – Membro da IEBV
Dr. Pedro e Racchel

  

Share